28/03/2014 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), durante realização da 7ª sessão ordinária da Segunda Câmara, às 11h00, considerou irregulares as contas da Universidade de São Paulo (USP), referentes ao exercício de 2008.

O voto, relatado pelo Conselheiro Decano Antonio Roque Citadini, aponta, dentre outras falhas, pagamentos efetuados aos dirigentes da universidade acima do teto da remuneração constitucional, bem como atenta para o elevado percentual de gasto com despesas de pessoal, que atinge a casa dos 86,79% do orçamento da instituição.

O relatório cita decisões anteriores, relacionadas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para sugerir ‘o congelamento da importância excedente ao teto’. Sugere ainda a incorporação gradativa do valor excedente, a partir da eventual alteração do limite.

O Conselheiro Relator, em suas considerações advertiu a universidade quanto à inadequação aos salários dos dirigentes. No voto o relator ainda esclarece que, caso a USP não se adeque ao previsto em legislação, poderá sofrer aplicação de multa indenizatória, bem como ter as prestações de contas futuras desaprovadas pela Corte de Contas. (Com Agencia Folha)

Leia a integra do voto