webdoortransp.png

10/11/16- SÃO PAULO- O Encontro Nacional de Inteligência Aplicada teve início nesta quinta-feira (10/11) no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O evento, realizado pela Seção de Informações Estratégicas da Divisão AUDESP, com o apoio da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Infocontas),busca discutir a gestão de informações estratégicas aplicadas ao controle externo.

A abertura do encontro, foi realizada pelo Vice-Presidente do TCESP, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo. Também compuseram a mesa de abertura Sebastião Carlos Ranna de Macedo, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo; Antonio Fernando Jorge Ribeiro de Carvalho Malheiro, Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre; Marcio Marinot, Auditor de Controle Externo do TCE-ES; Vitor Gobato, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás; e a Agente de Fiscalização Financeira Gabriela Miranda.

As atividades contaram com a exposição do Auditor de Controle Externo do TCE-ES Márcio Marinot, que discorreu sobre Planos de Metas de 2016 da Rede Infocontas. Durante a tarde, o Agente da Fiscalização Financeira do TCE-SP Eduardo F. Perassol apresentou um caso de fiscalização realizado a partir de informações de inteligência.

Por fim, o Auditor de Controle Externo do TCE-GO, Vitor Gobato, falou sobre “Priorização e Seleção de Processos Licitatórios para Análise” a partir de critérios de relevância, materialidade, risco e oportunidade.

O segundo dia do encontro teve início às 10h00, na sexta (11/11), com apresentação de case do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí José Inaldo de O. Silva. O Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Markus Buhatem Koch, abordou o tema ‘A análise de dados como ferramenta estratégica para o controle’.

O evento foi encerrado com apresentações do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Nilsom Zanatto, e do Coordenador-Geral do Observatório da Despesa Pública - DIE/CGU, Rommel Novaes Carvalho, que trataram de casos práticos enfrentados no desempenho de suas funções.