encontro-marilia-tcesp-2016_7.jpg

Clique para acessar a galeria de imagens

Com a presença de 126 (cento e vinte e seis) Prefeitos eleitos representando 201 (duzentos e um) municípios de 5 (cinco) regiões jurisdicionadas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou na quinta-feira (10/11), às 14h00, em Marília, o primeiro de uma série de 3 (três) encontros que reunirão os gestores eleitos em 2016 para debater boas praticas na gestão municipal.

As atividades, que ocorreram no auditório da reitoria da Universidade de Marília (Unimar), contaram com a apresentação de palestras e painéis temáticos que tiveram como finalidade preparar os novos gestores para exercer as corretas normas de conduta e prestação de contas nos municípios paulistas. O encontro reuniu lideranças das regiões de Marília, Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Andradina e Adamantina.

Integraram a mesa solene de abertura o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa; o Secretário-Diretor Geral, Dr. Sérgio Ciquera Rossi; o Reitor da Unimar, Dr. Marcio Mesquita Serva; o Procurador da República, Jeferson Aparecido Dias, o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara e o Diretor-Técnico de Divisão da Unidade Regional de Marília (UR-04), Agnon Ribeiro de Lima.

A caravana do TCE ainda contou com a presença dos Diretores do Departamento de Supervisão da Fiscalização I e II, Antonio Bento de Melo e Alexandre Teixeira Carsola e dos Diretores-Técnicos Zilter Bonates da Cunha e Paulo Massaru Uesugi Sugiura, que conduziram os debates técnicos acerca de temas que abordaram a Transparência e Acesso à Informação, Planejamento, Controle Interno e orientações gerais sobre as boas praticas de gestão.

.Orientações

Na oportunidade, cerca de 600 (seiscentos) participantes – Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores -, ouviram as palavras do Presidente da Corte de Contas, Dimas Eduardo Ramalho, que agradeceu a presença de todos os gestores e destacou a importância de ouvir as orientações do TCE no sentido de estarem capacitados e preparados para exercer corretamente seus mandatos nos próximos 4 (quatro) anos.

Em sua fala, o Presidente do TCE, ao tratar do cenário político e econômico de dificuldades pelo qual do país e os municípios enfrentam, falou sobre os desafios que os gestores deverão enfrentar na administração pública. “A população quer, cada vez mais, exercer o controle social e acompanhar os atos públicos. O Prefeito não erra porque quer, por isso viemos alertá-los sobre dificuldades”, destacou ao desejar um profícuo mandato aos eleitos em 2016.

.Material de apoio

Aos participantes foram entregues kits pedagógicos com materiais do TCE contendo 18 (dezoito) manuais de orientação aos jurisdicionados, cartilha institucional sobre as atividades e funções da Corte de Contas paulista, gibi editado pelo TCE com o Instituto Maurício de Souza – publicação dirigida ao público infantil que está sendo entregue nas escolas da rede pública estadual e municipal  e revistas com as atividades e temas ligados à jurisprudência da Corte de Contas.

Os próximos encontros ocorrerão às 14h00, no dia 17 de novembro, em São Paulo, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, e no dia 25 de novembro, em Araraquara, no recinto do Centro Internacional de Convenção de Araraquara ‘Dr. Nelson Barbieri’. A participação é gratuita independe de prévia inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

Clique para acessar a galeria de imagens