visitatcu-tcesp2016_1.jpg

02/08/2016 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) recebeu na segunda-feira (1/8), às 15h30, a visita do Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. pauta, tratada com o Presidente e Conselheiros, versou sobre temas de interesse comum entre as instituições, com foco para a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador concebido pela Corte de Contas paulista e que será adotado em nível federal por meio dos Tribunais de Contas dos demais estados da Federação.

Na oportunidade, o Ministro Nardes, que esteve acompanhado pelo Secretário de Controle Externo do TCU em São Paulo, Hamilton Caputo Delfino Silva, foi recepcionado pelo Presidente do TCE, Conselheiro  Dimas Eduardo Ramalho; pelo Vice-Presidente, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo; pelos Conselheiros Edgard Camargo Rodrigues e Cristiana de Castro Moraes e pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi.

Durante a audiência, o Ministro Augusto Nardes disse que sua presença no Tribunal de Contas paulista foi para enaltecer e parabenizar o trabalho do TCESP na consolidação do IEGM – indicador composto por 7 (sete) índices temáticos que reúne informações dos setores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção ao Cidadão e Governança da Tecnologia da Informação.

Nardes compartilhou a recente experiência desenvolvida no TCU, com o levantamento realizado que averiguou a situação da governança do setor público brasileiro em âmbito nacional a fim de propiciar o melhor aproveitamento na aplicação de recursos públicos.

O trabalho feito no Tribunal de Contas da União estabeleceu um índice de governança pública (IGG) por meio de metodologia que atribui pesos a cada um dos quesitos avaliados. O TCU, segundo o Ministro, coletou informações junto a 380 organizações da administração pública federal, 893 organizações públicas estaduais e 6.497 organizações municipais.

Ao final da reunião, o Ministro Augusto Nardes reforçou seu interesse em difundir o IEGM no território nacional, que, segundo ele, ‘é uma ferramenta que dará uma alta capacidade de visualização da gestão municipal’ e contribui para o fortalecimento dos órgãos de controle externo e pela melhoria na gestão municipal.