tcu_inter.png

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento.

 

11/08/16 - SÃO PAULO - O Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Aroldo Cedraz, encerrou na quinta-feira (11/8), às 17h00, o penúltimo dia da XIV Semana Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Na ocasião, ao proferir a palestra com o tema ‘O Papel dos Tribunais de Contas no Combate à Corrupção’, Cedraz ressaltou a importância da adaptação tecnológica para que os órgãos de controle consigam cumprir sua função.

Os debates tiveram como como mediadores o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e o Vice-Presidente, Sidney Estanislau Beraldo.

Na Presidência do TCU desde 10 de dezembro de 2014, Cedraz falou dos seus trabalhos à frente do órgão que fiscaliza o Governo Federal e sobre os constantes aperfeiçoamentos nas metodologias de fiscalização e análise das contas públicas.

Segundo Cedraz, o TCU ampliou suas ações, sobretudo com a realização de auditorias operacionais, preditivas e contínuas. “A sociedade e o Congresso nos dizem que não querem saber de auditorias do passado e daquilo que já ocorreu. Precisamos respostas ‘on time’ a partir de avaliações de riscos”, afirmou.

Ainda em relação aos avanços tecnológicos do TCU, o Presidente citou o desenvolvimento de aplicativos cívicos oferecidos ao cidadão para que a sociedade participe do trabalho de fiscalização e tenha acesso às informações geradas pela Corte de Contas.

Ainda segundo Cedraz, que é Ministro do TCU desde 2007, é preciso integrar os órgãos de controle externo das diferentes esferas de poder para que o sistema institucional de combate à corrupção se fortaleça e consiga melhores resultados.

“Sem inteligência, não é possível combater a corrupção. Só com leis e com o aparelho do Estado, não vamos conseguir. Olhamos para o horizonte e queremos chegar ao porto seguro que é ver o cidadão brasileiro mais respeitado e melhor atendido pelos serviços públicos”, concluiu.