17/11/2023 – SÃO PAULO – O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, será um dos palestrantes do seminário sobre escolas em tempo integral promovido nos dias 22 e 23 de novembro pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Durante o encontro, que acontece na sede da Corte, na capital, especialistas vão discutir os desafios enfrentados pelos gestores para a implementação dessa modalidade de ensino, hoje considerada uma das mais efetivas para o desenvolvimento das crianças.

Também já estão confirmadas as participações de Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades, entidade voltada à formação de profissionais da educação; Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC); Olavo Nogueira Filho, Diretor Executivo do Todos pela Educação; Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo;  Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC; e Eduardo Cézar da Silva, integrante do Fórum Nacional da Educação (FNE), entre outros.

. O Semear Educação

Escola em Tempo Integral foi idealizado depois de fiscalização do TCESP demonstrar que, passados mais de nove anos da entrada em vigor do Plano Nacional de Educação (PNE), quase metade das Prefeituras paulistas ainda não atendeu à meta que exige pelo menos 25% dos alunos do ensino básico matriculados em escolas em tempo integral. O prazo se encerra em junho de 2024. 

“Ao longo dessa auditoria, percebemos que muitos gestores não sabem o que são escolas em tempo integral. Como investimos também em nosso papel pedagógico junto aos governos, decidimos reunir alguns dos maiores especialistas no assunto para discutir definições e apontar caminhos”, explicou o Presidente da Corte, Conselheiro Sidney Beraldo. “Nosso único objetivo é ajudá-los a compreender melhor esse modelo para aprimorar a educação no Estado”, completou.

No dia 22, serão discutidos conceitos relacionados ao tema e a importância das escolas em tempo integral na primeira infância. Já na quinta-feira, dia 23, os debates abordarão desafios e caminhos para o sucesso do modelo. Serão apresentados casos como o do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, do Ceará, vencedora de uma das seis categorias do prêmio internacional Melhores Escola do Mundo de 2023.

O Semear será transmitido, em tempo real, pelo canal do TCESP no Youtube.  As inscrições, presenciais e virtuais, já podem ser feitas pelo link bit.ly/eticd.

Confira a programação na íntegra aqui.