webdoor-acopesp_0.png

08/11/16 – SERRA NEGRA – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo participou na segunda-feira (7/11), às 14h00, em Serra Negra, da abertura da 37° edição do Congresso da Associação dos Contabilistas e Orçamentistas Públicos do Estado de São Paulo (ACOPESP), evento que reúne profissionais da administração municipal e estadual com o objetivo de promover a atualização e o intercâmbio técnico e cultural sobre temas contábeis, jurídicos e administrativos.

Realizadas no auditório do Biazi Grand Hotel, as atividades ocorrem entre os dias 7 a 10 de novembro e contam – por meio de palestras e debates –, com a participação de técnicos e especialistas da Corte de Contas e órgãos públicos que abordam temas atribuídos à contabilidade e finanças públicas.

Acompanhados pelo Presidente da ACOPESP, Luis Donizetti Fernandes Leite e pelo Procurador-Geral do Estado, Elival da Silva Ramos, compuseram a mesa solene de abertura o Presidente e o Vice-Presidente do TCE, Conselheiros Dimas Eduardo Ramalho e Sidney Estanislau Beraldo, que representaram a Corte de Contas paulista.

Ainda fizeram parte da solenidade o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), Conselheiro-Contador Valmir Leôncio da Silva; Presidente da União de Vereadores de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara; Presidente da Associação dos Contadores do Município de São Paulo (ACMSP), Honorino Alves da Cruz e a Presidente da Associação dos Técnicos Fazendários do Rio Grande do Sul, Siloe Raupp Raulino.

O Presidente do TCE, ao utilizar a palavra, destacou a importância do evento e falou sobre a função do Tribunal de Contas paulista como órgão fiscalizador das contas públicas e discorreu sobre as ações de fiscalização desenvolvidas em 2016, assim como o trabalho de caráter preventivo e didático que a Corte tem realizado com a sociedade e jurisdicionados.

. IEGM

O Conselheiro Sidney Beraldo proferiu a palestra inaugural com o tema ‘Desempenho da Gestão Pública e os Resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM)’, onde tratou sobre a idealização e implantação do indicador e que mede a qualidade dos investimentos, gastos e políticas públicas nos municípios paulistas.

Lançado pelo TCE em 2014, o IEGM é composto por 7 (sete) índices setoriais, consolidados em um único indicador, com foco na análise da infraestrutura e dos processos dos entes municipais, busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos seus gestores.

Em sua explanação, Sidney Beraldo ressaltou entre vários tópicos, as diretrizes para 2016-2020, as mudanças efetuadas em 2014-2015, produtos gerados assim como especificou as faixas de resultados apurados na primeira edição do IEGM. Após implantado em território paulista, o modelo foi adotado pela maioria dos Tribunais de Contas do Brasil e deverá alcançar os 5.570 municípios da Federação.