webdoor_entenda_o_tce_0.png

02/09/16 – SÃO PAULO – Com o objetivo de explicar o trabalho da instituição e de mostrar as ferramentas digitais que podem ser úteis à imprensa na cobertura da administração pública, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, na quinta-feira (1/9), das 10h00 às 12h30, o workshop ‘Entenda o TCE’, voltado para jornalistas, assessores de imprensa e estudantes de Jornalismo.

O evento, realizado no auditório nobre da Corte, com transmissão simultânea pela Internet, contou com a presença de 61 (sessenta e um) representantes dos principais veículos da imprensa nacional, agências de comunicação, órgãos públicos e estudantes de Jornalismo.

A abertura foi feita pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, que ressaltou a importância do trabalho da imprensa no fortalecimento do sistema democrático nacional. “O TCE é uma fonte inesgotável e esperamos que vocês nos conheçam melhor para aproveitar as informações que disponibilizamos. Órgãos de controle e a imprensa independente acabam atuando de forma complementar, e isso faz bem à toda sociedade”, afirmou o Presidente.

Coube ao Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, expor sobre as competências constitucionais e a estrutura do TCE. Ao lado do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern Demarchi Costa, orientou, prestou esclarecimentos sobre as competências da Corte e respondeu a perguntas dos jornalistas sobre os trâmites internos e as sanções aplicadas pelo Tribunal.

“As portas nunca estiveram fechadas para a imprensa, mas uma oportunidade como esta permite que alguns pontos sejam esclarecidos e vocês acabam descobrindo o potencial de pautas que existe aqui”, disse Rossi.

A exposição sobre as ferramentas digitais foi feita pelo Diretor da Audesp (Auditoria Eletrônica de São Paulo), Marcos Portella Miguel, e pelo Diretor Técnico de Sistemas, Fábio Correa Xavier. Eles mostraram como os jornalistas podem encontrar detalhes de prestação de contas das Prefeituras e do Governo do Estado no Portal da Transparência Municipal.

Os instrutores falaram sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e sobre outros recursos do site institucional do Tribunal, que permitem o acompanhamento de processos e demais atividades.

Clique aqui para assistir