13/05/14 – FLORIANÓPOLIS – Discutir métodos e formas de utilizar a tecnologia e inteligência no combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Foi com este objetivo que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por meio da Divisão da Audesp, participou do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), ocorrido entre os dias 6 a 9 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina.

Integrante da Divisão AUDESP, o Agente da Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas, Rodney Idankas, foi um dos instrutores do curso PNLD e proferiu palestra para as autoridades, policiais civis e demais convidados, entre eles, auditores de controle externo do TCESC, sobre o tema ‘Inteligência de Controle Externo (Infocontas)’.

Segundo Idankas, a corrupção e a lavagem de dinheiro são crimes complexos, na maior parte das vezes, praticados por organizações criminosas que tentam dar uma aparência lícita a um ativo de origem criminosa e isso dificulta o processo de investigação. “Essa iniciativa nacional aperfeiçoa o compartilhamento de conhecimentos sensíveis para o enfrentamento de ilícitos administrativos e penais”, frisou o expositor.

A exemplo do TCE paulista, diversos órgãos - como Ministérios Públicos, Polícias Civis, Cortes de Contas, Polícia Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Banco Central e Controladoria Geral da União (CGU) -, já participaram e colaboram com a iniciativa.

Coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e executado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), o curso reuniu cerca de 130 participantes que, durante 20 horas de programação, participaram de palestras, debates, e apresentação de cases.