hackathon0tcesp_1.jpg

28/09/15 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) vai utilizar um aplicativo para celulares e ‘tablets’ que irá ajudar na fiscalização das 644 Prefeituras jurisdicionadas do órgão no interior paulista. O aplicativo mobile do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), que será apresentado no dia 5 de outubro, junto com os dados finalísticos do indicador concebido pelo TCE, permitirá que a população tenha acesso aos resultados do levantamento realizado com as prefeituras paulistas e interaja diretamente com a Corte de Contas.

Durante 15 (quinze) horas, no sábado (26/9), programadores, designers, profissionais e estudantes participaram do 1º Hackathon - uma competição para desenvolver o aplicativo mobile do ‘IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), com o qual os usuários poderão interagir com a Corte de Contas e enviar sugestões, denúncias e informações sobre a qualidade dos gastos efetuados em 7 (sete) áreas da administração nos municípios.

O evento, realizado das 7h00 às 22h00, nas dependências da Escola Paulista de Contas Públicas 'Presidente Washington Luís' (EPCP), contou com a presença da Presidente Cristiana de Castro Moraes, que acompanhada por Diretores e técnicos do Departamento de Tecnologia, deu as boas-vindas e desejou sucesso aos programadores, que ao final apresentaram projetos com base no tema ‘IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) como ferramenta de controle social’.

Os participantes foram divididos em equipes com até 5 (cinco) integrantes e utilizaram o sistema ‘Android’ para desenvolver o aplicativo para celulares, que irá divulgar os dados do IEGM e, ao mesmo tempo, permitir que os usuários avaliem as ações dos gestores e sua adequação aos compromissos assumidos com a sociedade.

Ao final do dia, 3 (três) equipes tiveram seus projetos classificados por meio de um júri formado por profissionais, técnicos, professores e especialistas em informática. Os vencedores serão conhecidos durante a solenidade de apresentação do IEGM, que ocorrerá às 10h00, no Centro de Convenções Rebouças (CCR), em São Paulo.

“O Hackathon é um marco nos Tribunais de Contas pelo seu caráter inovador e pelo envolvimento da sociedade na formulação de uma solução tecnológica mais aderente à sua necessidade por transparência da gestão pública”, afirmou a Presidente Cristiana de Castro Moraes. “Além disso, torna-se parte da nossa visão, que é a de um Tribunal moderno, que age proativamente, e que acompanha as transformações tecnológicas e os benefícios que elas trazem à população”.

No final da competição todos os participantes receberam certificados de participação e medalhas que foram entregues pela Presidente do TCE e pelo Diretor da Diretoria de Sistemas (DSIS) do Tribunal de Contas, Fábio Xavier.