0_-_webdoor-manualci_0.png

Reunidos no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) na capital, especialistas, técnicos, gestores e servidores públicos participaram, na sexta-feira (29/4), das 9h00 às 17h30, das atividades do Seminário ‘Gestão Sustentável na Administração Pública’.

O evento teve como objetivo debater a responsabilidade dos gestores e administradores no trato das questões ambientais e buscar soluções e estratégias para o desenvolvimento de uma política de responsabilidade socioambiental. Durante todo o dia, foram realizados painéis temáticos para discorrer sobre as diversas abordagens sobre o tema proposto.

Compuseram a mesa de abertura do seminário o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho; a Secretária de Estado do Meio Ambiente, Patricia Faga Iglecias Lemos e o Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, que na oportunidade proferiu a palestra inaugural com o tema ´Ética Ambiental´.

Ainda participaram da abertura solene o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa; a Auditora-substituta de Conselheiro, Silvia Monteiro e o Advogado e Professor, Marcio Cammarosano, que na oportunidade representou a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de São Paulo (OAB-SP).

Em sua fala, o Presidente do TCE, ao saudar o público que lotou o auditório nobre, destacou a importância do tema abordado e falou sobre o lado pedagógico da Corte de Contas que busca capacitar e treinar os agentes públicos para que adotem e desenvolvam boas práticas administrativas.

Ex-Presidente da Academia Paulista de Letras, tendo ocupado a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o Secretário José Renato Nalini, ressaltou que a educação ambiental pode ser entendida como toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e apto a tomar decisões coletivas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Com vasta experiência na área ambiental, a Secretária Patricia Faga Iglecias Lemos falou sobre a responsabilidade civil e de todos os administradores públicos em relação à proteção ao meio ambiente. Para ela, há a necessidade de se formar uma consciência ambiental ética, promover a inversão da relação natureza como meio e do homem como fim, e construir uma sociedade melhor para as futuras gerações.