medalha-tce-mg-dracrsitiana_0.jpg

11/09/15 – BELO HORIZONTE – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, foi homenageada na quinta-feira (10/9), às 17h00, em Belo Horizonte, durante cerimônia comemorativa aos 80 anos do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), com o Colar do Mérito da Corte de Contas ‘Ministro José Maria de Alkmim’, honraria concedida anualmente a personalidades que prestaram relevantes serviços ao país, a Minas Gerais e ao Sistema Tribunais de Contas.

Junto com 33 (trinta e três) agraciados presentes no auditório ‘Vivaldi Moreira’, na sede do TCEMG, o Presidente recebeu a outorga pelas mãos do Conselheiro Presidente Sebastião Helvécio. A comenda, instituída em 1995, rende homenagem a José Maria de Alkmin (1901-1974), que exerceu o cargo de ministro do TCEMG na primeira composição da Corte, em 1935. Alkmin foi também Ministro da Fazenda (1956-1958) e Vice-Presidente do Brasil (1964-1967).

O Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvécio, referindo-se às autoridades participantes da cerimônia, enfatizou que ali estava reunida ‘uma plêiade de pessoas preocupadas com o Brasil e conscientes de que ser feliz é procurar ser útil à sociedade’. “Tenho a alegria de afirmar que o controle externo exercido pelo Tribunal de Contas foi ampliado, deixando de ser apenas de conformidade, mas estendendo o olhar para a avaliação da economicidade e eficiência das políticas públicas”, sublinhou.

Falando em nome dos homenageados com o Colar do Mérito, a Presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes, referiu-se à entrega da comenda como um ato que ‘anima sobremaneira todos aqueles comprometidos com o bem público em suas mais diversas expressões’ e que a ‘magnitude do galardão está intimamente ligada à importância da instituição que a concede’.

Assinalando que em seus 80 anos de história, o TCEMG sempre se destacou no cenário nacional, a Conselheira salientou o papel da Corte de Contas mineira ‘no firme propósito de solidificar os conceitos e rotinas de fiscalização e oferecer uma resposta à população a que serve’ e ressaltou o trabalho da Escola de Contas e do ‘moderno projeto de transparência premiado em âmbito nacional’.