zzzz_0.png

16/06/16 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou na quinta-feira (16/6), das 9h00 às 13h00, o 1º Seminário sobre Ouvidoria e Transparência na Gestão Pública.

O evento, direcionado aos gestores públicos, ouvidores e servidores da esfera municipal e estadual, reuniu em torno de 300 (trezentos) participantes no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’ e buscou mostrar a importância da participação dos cidadãos no acompanhamento e controle das atividades que envolvem recursos públicos.

A abertura foi feita pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho. Ele se disse contente em receber pessoas comprometidas com a causa da Ouvidoria, que tem o potencial de mudar padrões e conceitos no setor público.

“Precisamos dar outra dimensão e relevância para a Ouvidoria, para alcançarmos efeitos práticos e efetivas transformações. É o que estamos fazendo no TCE”, afirmou o Presidente.

O seminário foi organizado pela Ouvidoria do TCESP, liderada pelo Ouvidor Antonio Heiffig Júnior, e contou com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas.

Primeiro palestrante do evento, o Ouvidor-Geral do Estado, Gustavo Úngaro, falou sobre a estrutura e o modo de funcionamento do órgão que comanda. Segundo ele, cabe à Ouvidoria-Geral do Estado administrar o portal da transparência e servir de segunda instância recursal no serviço de informações ao cidadão, entre outras funções.

A Coordenadora da Rede Paulista de Ouvidores, Maria Inês Fornazaro, tratou da importância da Ouvidoria nos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios e ressaltou o papel do órgão como canal de diálogo entre prefeituras e o cidadão.

Já o Procurador do Estado de São Paulo, Levi de Mello, discorreu especificamente sobre o acesso à informação na gestão municipal. Segundo ele, não basta entregar a informação ao cidadão, mas é preciso fazer isso da maneira mais rápida e fácil possível.

O evento foi encerrado com a palestra do Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores de São Paulo (ABO-SP) e Ouvidor da Fazenda Estadual, Florêncio dos Santos Penteado Sobrinho, seguida por perguntas do público.