0_-_webdoor-manual.png

Agentes de Fiscalização e técnicos de Tribunais de Contas de diversos Estados participaram, na segunda-feira (9/5), das 9h00 às 17h00, de uma capacitação ministrada com o objetivo de mostrar a operacionalidade do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador implantado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e que mede a efetividade dos gastos promovidos na adoção de políticas públicas nos municípios.

Instruída pelo Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp), Marcos Miguel Portella, e pelos técnicos César Schneider e Andrey Fernando da Silva Ribeiro, a capacitação foi voltada a habilitar os integrantes dos Tribunais de Contas a implantarem o Índice de Efetividade em seus Estados.

Concebido pela Corte de Contas do Estado de São Paulo com a finalidade de avaliar os gastos públicos com atenção à efetividade da gestão, aferindo indicadores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção ao Cidadão e Governança da Tecnologia da Informação.

Além de valioso instrumento para o aperfeiçoamento da atividade fiscalizatória dos Tribunais de Contas, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal também poderá ser utilizado para reavaliação de prioridades e consolidação de planejamento e de estratégias futuras dos jurisdicionados, contribuindo para o aprimoramento do serviço público.