webdoor_3.png

Os encontros do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais realizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em Mogi Guaçu e em Campinas na quinta-feira (7/4) reuniram em torno de 750 pessoas, entre prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e demais ordenadores de despesas.

Os eventos integram uma ação educativa do Tribunal de Contas que percorrerá as 20 Unidades Regionais até o fim de abril com o objetivo de alertar os gestores municipais sobre as restrições que a legislação impõe em anos eleitorais.

Em Mogi Guaçu, 450 pessoas lotaram o salão principal do Cerâmica Clube, entre elas estavam 20 prefeitos e 23 presidentes de Câmaras dos municípios da região.

O presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, que abriu o evento, afirmou que busca estabelecer “uma parceria com aqueles que buscam acertar”. “Nós estamos aqui para orientá-los, tirar dúvidas e estamos sempre à disposição. O que não pode é errar e dizer que não sabia como fazer o certo”, afirmou.

O evento também contou com a participação do Vice-Presidente da Corte de Contas paulista, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, que usou sua fala para convocar os agentes políticos a “repensar o modelo de gestão pública”.

“Precisamos elencar prioridades e nos reinventar, porque a sociedade não quer outra coisa”, disse o Vice-Presidente.

O prefeito de Mogi Guaçu, Walter Caveanha, ressaltou a importância do trabalho educativo do TCESP, que vai ao encontro das prefeituras. “Essa é uma iniciativa que mostra um compromisso do Tribunal em buscar soluções e não apenas em ‘canetar’ as contas do prefeito”.

Já em Campinas, cerca de 300 pessoas lotaram o Salão Vermelho, no Paço Municipal. Dez prefeitos e nove presidentes de Câmaras Municipais participaram do encontro.

O prefeito da cidade, Jonas Donizette, também destacou o trabalho de orientação feito pelo Tribunal de Contas e falou sobre o efeito que a crise econômica pode trazer às contas públicas.

“A crise reflete em índices econômicos, mas também tem seus reflexos sociais. Quem perde o emprego, precisa colocar o filho em escola pública e recorrer ao SUS. Isso traz ainda mais sobrecarga à estrutura pública”, afirmou.

O Ciclo de Debates ainda será realizado nas sedes de outras quatro Unidades Regionais: Itapeva e Sorocaba, no dia 14 de abril, e Presidente Prudente e Adamantina, no dia 28 de abril.