tcesp-metas2016_1.jpg

23/02/16 – Eleito por unanimidade para presidir as atividades da Corte de Contas paulista, ao participar da cerimônia de posse solene realizada no auditório nobre da Faculdade de Direito da USP, o Presidente do TCE, Dimas Eduardo Ramalho, discorreu sobre as metas para sua gestão em 2016.

O Presidente disse que trabalhará pelo fortalecimento da instituição, por meio de parcerias com demais órgãos e entidades, com foco na transparência dos atos e informações públicas. Além de investir em tecnologia da informação, pretende ampliar os canais de comunicação do TCE com o cidadãos e jurisdicionados e amprimorar os serviços da Ouvidoria com objetivo de tornar o Tribunal mais acessível e próximo da população.

“Queremos divulgar o trabalho do Tribunal em escolas e importantes segmentos da sociedade civil, para que o cidadão possa fiscalizar diretamente o trabalho dos seus Prefeitos, Vereadores, Secretários e Governo do Estado”, considerou.

Dimas Ramalho disse que investirá em ferramentas de tecnologia para aperfeiçoar a inteligência da informação.  Ele anunciou a implantação do projeto ‘TCE 100% Digital’, que busca eliminar o uso do papel na tramitação de processos e promover maior agilidade na tramitação, com a diminuição dos custos e ênfase à transparência. O setor de fiscalização, segundo ele, ganhará agilidade com o uso de mecanismos e ferramentas de inteligência que busquem otimizar as ações fiscalizatórias.

Outro foco da gestão será no caráter pedagógico do Tribunal, com o desenvolvimento de seminários, cursos técnicos e palestras visando à capacitação dos gestores, agentes e servidores públicos. “Queremos treinar o gestor para que não erre. Os erros são sempre os mesmos. Vamos treinar prefeitos, gestores, secretários para que possam aplicar bem o dinheiro público, principalmente nessa época de crise que passamos”, finalizou o Presidente.

Servidores

Em relação ao público interno, Dimas Ramalho reforçou que haverá um grande esforço voltado para a área de gestão de pessoas, com foco nos servidores. Ramalho reiterou que, mesmo diante da crise econômica, não poupará esforços em investir nos recursos humanos, e priorizará a gestão e pessoal em detrimento de outros investimentos que possam ser postergados.

Logo na primeira semana respondendo pela Presidência, Ramalho constituiu um grupo de trabalho formado por servidores que terá como meta desenvolver estudos voltados à elaboração de proposta de resolução, prevista na Lei Complementar nº 1.272/15, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do órgão.