colar-sr-tcmrj_1.jpg

04/11/2015 – RIO DE JANEIRO – O Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sérgio Ciquera Rossi, foi homenageado na terça-feira (3/11), às 17h00, no Rio de Janeiro, com o Colar do Mérito ‘Ministro Victor Nunes Leal’, honraria concedida anualmente pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) a personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas. A solenidade fez parte do calendário comemorativo de 35 anos de fundação daquela Corte de Contas.

Além do Secretário-Diretor Geral do TCE, receberam a honraria o Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Guilherme de Oliveira Martins; o Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas de Portugal, José Fernandes Farinha Tavares; o Conselheiro do TCM fluminense, Jair Lins Neto; o Juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Marcus da Costa Ferreira; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio Ramos de Castro e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e Presidente da Atricon, Valdecir Fernandes Pascoal.

A solenidade emocionou a todos quando o anfitrião, o Conselheiro-Presidente do TCMRJ, Thiers Vianna Montebello, falou sobre o significado do colar e em especial do momento de mudanças e de êxitos alcançados pelos Tribunais de Contas do Brasil. Ele ressaltou que a atuação - firme e exemplar - das instituições republicanas no combate à corrupção deve fortalecer a democracia, que não pode, segundo ele, ‘ser ameaçada sob nenhum pretexto’.

Ao utilizar a palavra em nome de todos os agraciados, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e Presidente da Atricon, Valdecir Fernandes Pascoal agradeceu o recebimento das honrarias e externou seu sentimento de respeito e gratidão àquela Corte de Contas e seus homenageados.

. Colar do Mérito

A condecoração é composta na forma de uma estrela dourada de cinco braços com a efígie em alto relevo do Ministro Victor Nunes Leal, acompanhada de um distintivo de alfinete, uma roseta e um diploma, em todos gravado o brasão do município do Rio de Janeiro. O ano comemorativo é também emblemático porque marca os 30 anos de ausência do Ministro Victor Nunes Leal, falecido em maio de 1985.

Fotos: Braulio Ferraz/TCMRJ