etcesp-2015_0.jpg

04/12/15 – SÃO PAULO – Ao registrar a marca dos 10.000 (dez mil) processos que tramitaram exclusivamente por meio digital, o sistema de Processo Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) estima que, somente neste ano, deixou de consumir, minimamente, 2.000.000 (dois milhões) de folhas de papel que seriam utilizadas na tramitação processual.

Segundo informou a Diretora do Centro de Gestão do Processo Eletrônico (e-TCESP), Sandra Maia de Souza, em 2015 foram 40.000 (quarenta mil) usuários que acessaram o sistema com uma quantidade aproximada de 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil) páginas/mês visualizadas.

“Reforçam estes dados a quantidade de processos cadastrados neste ano por pessoas físicas, jurídicas e advogados diretamente via WEB, alcançando a marca de mais de 1.200 (mil e duzentos)”, consignou Sandra Maia ao informar que o processo de número 10.000 (e-TC-10.000/989/15-2) foi autuado, na segunda-feira (1/12), por meio da Unidade Regional de Presidente Prudente (UR-05).

De acordo com a gestora, atualmente são aproximadamente 8.000 (oito mil) órgãos, entidades, partes interessadas e um contingente de mais de 3.000 (três mil) advogados cadastrados no sistema e-TCESP, números que dão mostras da abrangência do Processo Eletrônico do TCE paulista.

“Desde sua implantação o Processo Eletrônico vem, paulatinamente, incorporando novas matérias e, em consequência, o número de processos autuados vem aumentando, assim como o acesso de usuários internos e externos”, disse Sandra Maia ao destacar a celeridade e eficiência do sistema. Segundo ela, mais de 4.400 (quatro mil e quatrocentos) processos foram arquivados no período de 1 de janeiro a 30 de novembro de 2015 - o que corresponde a 44% do total autuado no exercício.

A economia também impressiona até aos mais céticos. A eliminação física de papel reduz toda uma cadeia de custos operacionais, como, por exemplo, a redução de cópias reprográficas, utilização de impressoras, suprimentos, pessoal terceirizado, manutenção, armazenagem e envio de documentos/processos por correio às diversas Unidades Regionais.

Sustentabilidade

Segundo sites de sustentabilidade 10.000 (dez mil) folhas de papel sulfite A4 equivalem uma árvore. Significa afirmar que o quantitativo de processos autuados em 2015 representam, no mínimo, 2.000.000 (dois milhões) de folhas no formato A4 - o equivalente a 200 (duzentas) árvores.

Além da matéria prima em si, a economia também alcança a utilização de energia elétrica e água, que deixaram de ser consumidas na cadeia produtiva de fabricação do papel. “Isso sem falar na quantidade de dióxido de carbono (CO2) que deixou de ser emitido para que essas árvores fossem transformadas em papel sulfite”, atentou a gestora.